sábado, 22 de outubro de 2011

Aprenda com nossos erros #01

Comentei em um post que depois falaria sobre a venda de filhotes em pet-shops. Repito que não condeno, mas é importante saber algumas coisas para que você seja mais feliz com seu bichinho.

Os pet-shops geralmente não são criadores. Eles revendem os filhotes dos canis. Um filhote, ao nascer, deve ser vermifugado e vacinado. A segunda dose da vacina acontece geralmente depois de 21 dias, e depois outras ainda são necessárias. Então, quanto antes o canil conseguir negociar a ninhada, melhor para os negócios. Economizará o dinheiro das vacinas que acabarão sendo responsabilidade dos futuros donos.

Esse tipo de prática faz com que o filhote com menos de 2 meses já esteja nas vitrines das lojas. O ideal é permanecer por 75 dias com a mãe, pelo menos. A retirada muito cedo da ninhada faz com que ele deixe de aprender lições importantes, que só a mãe e os irmãozinhos teriam ensinado.

Fiel com 2 meses e 15 dias, muito novinho.
Há poucas semanas o canal National Geographic passou um documentário sobre os porcos. O tema principal era o quanto são parecido com os humanos. São um dos animais mais usados para testes de medicamentos e procedimentos cirúrgicos antes da prática acontecer nos humanos, devido às semelhanças biológicas.

Exibiram um teste com porquinhos desmamados mais cedo. Se tornaram briguentos, inseguros, barulhentos e com dificuldade de aprender - e isso é muito sério! Nos humanos é assim, não?! E nos cães também. Os porquinhos que mamaram o tempo necessário e saíram da ninhada no momento correto se tornaram porquinhos espertos, que aprendiam com facilidade, superavam os exercícios de labirinto com habilidade e eram muito destemidos!

Então, se você for comprar um filhote, dê preferência por procurar um criador. Conheça a ninhada, escolha o seu filhote mas peça para que ele permaneça com a mãe até o 75º dia. Apenas depois disso, você o leva para casa. Desta forma você terá um cachorro emocionalmente mais equilibrado - e feliz!

Ninhada de ACD
Como desconhecíamos essas orientações, temos enfrentado dificuldades com o Fiel. Nosso adestrador tem feito um trabalho incrível, mas se o Fiel tivesse ficado com a mamãe por mais um mês (pelo menos), estaria sendo muito mais fácil lidar com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário