quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dica: ficar de olho no cocô

Está tudo bem com a saúde do Atos. E, no que parece, ele não comeu o brinco (que comentei aqui). Difícil nessas últimas semanas foi a briga com uma verminose que o Atos adquiriu. Triste, eu sei. O nome da bendita é Giárdia.

Causa diarreia e dificuldades na absorção intestinal. Por aderir e diminuir as microvilosidades do intestino, dificulta a absorção de nutrientes, levando a lesões na mucosa e desencadeando resposta inflamatória.

Por isso é muito importante ficar de olho nas fezes do seu bichinho. Cocô mole é sinal de alerta!

Desde a virada do ano, percebemos mudança na consistência. Sei que é nojento, mas quando é do seu bicho, você vai levar a sério. E após esperarmos alguns dias, acreditando que pudesse passar, recorremos ao veterinário. Exame de sangue, fezes e veio diagnóstico. Tratamento? Vermífugo específico.

Quando perceber sintomas, não adianta recorrer a qualquer vermífugo. Automedicação é complicado. Quando percebemos a mudança no Atos, até demos a ele um tipo, comprado em Pet Shop. Mas não era de amplo espectro. Matava um monte de coisas. Mas não a bendita Giárdia.

Depois de corretamente medicado, o cocô está voltando ao normal. Não percebemos nenhum outro sintoma. Continua com super apetite, esperto, sem demonstrar desconforto abdominal. E mesmo tudo parecendo ir bem, não dá para ignorar o cocô tão diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário