terça-feira, 8 de novembro de 2011

As últimas do Fiel

Quando começamos o adestramento com o Fiel foi por desespero. Ele estava pastoreando a mim e ao Marcos, mordendo nossos calcanhares, como os Blue Heeler fazem com os gados nos pastos. Veja aqui como essa raça trabalha e imagina ele fazendo exatamente o mesmo comigo e com o Marcos! Tenho marcas nas pernas até hoje! Como doía! E isto estava nos afastando. Ok, sendo bem sincera: nessa fase o Fiel era um chato!

Agora, após a correção desse comportamento, todos os avanços são comemorados. E a sequência do adestramento tem sido muito prazerosa. As melhoras no comportamento do Fiel são muito reais. E a última conquista - por se dizer incrível! - foi nesta manhã. O Marcos saiu com a moto da garagem sem precisar prendê-lo. Ele obedeceu ao comando "fica" e não saiu do lugar.

Isso é um avanço muito grande! Há poucas semanas, bastava abrir o portão e num descuido, o Fiel já estaria na rua e nós correndo como loucos atrás do fujão.

O fato do Marcos poder abrir o portão, sair com a moto e ele ter permanecido quieto é realmente uma conquista incrível. É resultado de um trabalho duro! Os comandos são treinados diariamente, passo a passo, pouco a pouco. Agora estamos colhendo os resultados! 

Marquinhos (adestrador) com a sua pastora, Moriá e o Fiel ao fundo, 
obedecendo ao comando "fica" durante o treinamento.

Hierarquia e liderança é um dos pilares onde o Fiel possui mais dificuldade. Ele ainda obedece muito mais ao Marcos que a mim. Mas isso ainda está sendo trabalhado para ser revertido.

Domingo o Fiel teve uma primeira aula de socialização. Se comportou muito bem. Permaneceu quieto mesmo ao lado de um exemplar de Pastor Alemão enorme. Bom menino!


Um comentário:

  1. Fiel !!! Como você cresceu !!! Só que continua com a carinha de sapeca. Parabéns a Natália e ao Marcos pelo cuidado com o Fiel. Amamos vocês
    Vó Yolanda e Marize

    ResponderExcluir